top of page

QUALIFICAÇÃO

Credibilidade

Comprometido com trabalho sério no meio acadêmico, sob à égide da ética e da moral, o instituto Jus Postulandi, por seu corpo administrativo de notável capacidade técnica profissional, ao longo dos anos consolidou sua credibilidade, de modo a colecionar em  seu Corpo Docente renomados professores intelectuais especialistas, mestres, doutores e livres docentes, oriundos dos setores público e privado - verdadeiros transformadores pedagógicos daqueles que buscam formação diferenciada, exercitando pensamentos próprios, para atuarem nos diversos campos de pesquisas científicas e profissionais e nas relações política e sócia econômica, com visão ampla e senso crítico no processo de globalização.

Nossos Professores
Adriana Postuma

Graduada em Direito. Pós Graduada em Direito Privado. Pós Graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Pós Graduada em Direito Penal e Processo Penal. Instrutora de Curso de Conciliação e Mediação. Instrutora de Políticas Públicas. Cursada em Formação de Instrutores como docência, pelo Comitê Gestor Nacional da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça, Escola Paulista da Magistratura.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO JUDICIAL: Docente. Supervisora. Coordenadora Pedagógica. Palestrante e Consultora. Especialização em Mediação e Conciliação, Negociação, Justiça Restaurativa, Políticas Públicas e Difusos Coletivos. CEJUSC-TJ /SP (NUPEMEC). CEJUSC – TJSP, Posto Avançado de Conciliação Pré Processual em Juizado Especial Cível de Santo André,  São Bernardo do Campo e Unidade Vergueiro em São Paulo.

OUTRAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS:

Comissão de Mediação, Conciliação, Negociação e Arbitragem – OAB. PROCON. Assistência Judiciária de Santo André - Procuradoria Geral do Estado. Comissão do Meio Ambiente OAB, Comissão do Direito do Consumidor da OAB-SP. Monitoria no Complexo Damásio de Jesus e LFG. 

Alessandro de Souza Lima

Juiz de Direito Auxiliar da Comarca de São José dos Campos/SP, especialista em Direito Processual Civil. Juiz Colaborador da Coordenadoria da Família e Sucessões do Tribunal de Justiça do Estado deSão Paulo.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

O juiz de direito titular da 3ª. Vara de Pindamonhangaba, Alessandro de Souza Lima. Professor da Universidade São Francisco, campus de Bragança Paulista. Professor Convidado da Escola Paulista da Magistratura nos Cursos de Mediação de Conflitos. Professor em Cursos Preparatórios para Concursos Públicos. Autor e coautor de artigos e livros jurídicos. Autor do Projeto Família Hospedeira (vencedor do I Prêmio Infância e Juventude do CNJ) e do Projeto OAB Concilia.

 

Juliana Maria Polloni Barros dos Santos  

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista – Tese: “Mediação familiar: diálogo interdisciplinar”. Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade de Franca. Graduada em Direito pela Universidade Estadual Paulista  - UNESP (1996). Pesquisadora/Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Família. Membro associado ao IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família). Advogada colaborativa. Professora universitária. Mediadora formada pelo Instituto ConversAções de Mediação de Conflitos, habilitada no Cadastro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de São Paulo. Conciliadora e Mediadora no Centro Judiciário de Solução de Conflitos - Central de São Paulo(CEJUSC/TJSP). Mediadora privada e Membro do corpo de especialista de Câmaras privadas de Mediação e Arbitragem. Integra a equipe do Instituto ConversAções de Mediação de Conflitos e participa como docente colaboradora de diversos cursos de capacitação em Mediação de Conflitos, todos inscritos junto ao NUPEMEC TJSP. Palestrante na Escola Paulista de Magistratura (EPM) no Curso de Capacitação e Aperfeitçoamento de Mediadores e Conciliadores. Instrutora certificada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Supervisora em Mediação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Instrutora da Oficina de Pais e Filhos do Fórum “João Mendes” – Foro Central de São Paulo.Tutora da Escola Nacional de Mediação (ENAM).

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

​MEDIAÇÃO: Mediadora habilitada no Cadastro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de São Paulo. Centro Judiciário de Solução de Conflitos – Central do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Conciliadora e Mediadora. Membro do Grupo de Interlocução coordenador pelo Exmo. Sr. Dr. Juiz Coordenador dos CEJUSCs,

Dr. Ricardo Pereira Júnior. Instituto Conversações de Mediação de Conflitos e Facilitação de Diálogos. Mediadora e Docente do Curso de Capacitação em Conciliação e Mediação. Escola Paulista de Magistratura (EPM). Palestrante nos 1o, 2o. e 3o.  Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores. Convênio UNIFEB e IMESB e Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Docente colaboradora da ENAM. Tutoria no Curso Básico de Mediação Judicial - em parceria com o CEAD/UNB. Tutorias no Curso Resolução Consensual de Conflitos Coletivos envolvendo Políticas Públicas – 1a. e 2a. Ofertas – em parceria com o CEAD/UNB.

 

CONCILIAÇÃO: Atuação como Conciliadora privada no TASP-Ribeirão Preto [2006 a 2012] e da Câmara da ACIRP - CBMAE [2010 a 2012]

Atuação como Conciliadora Voluntária no Setor de Conciliação da Comarca de Ribeirão Preto [2009 a 2012]

 

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: Professora. Regime integral (40 horas). Desenvolvendo as atividades: Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA); Coordenadora do Escritório de Experimental - Núcleo de Práticas Jurídicas do Curso de Direito; Docente nos Cursos de Graduação em Administração, Direito, Turismo, Serviço Social e Hotelaria. Professora colaboradora nos Cursos de Pós Graduação “Serviço Social e Políticas Públicas” e “Famílias: contexto social e trabalho interdisciplinar”                                                           

 

OUTRAS ATIVIDADES (vinculadas à Cultura de Paz):  Instrutora certificada e credenciada no Cadastro Nacional de Instrutores da Justiça Consensual Brasileira (CIJUC) – responsável pela Oficina de Filhos no Fórum João Mendes da Capital

Napoleão Casado Filho

Doutor em Direito das Relações Econômicas Internacionais. Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais. Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários. Advogado com Diplome d´InitiationauDroitFrançais – Université de Poitiers, França. Professor de Direito Tributário e Direito Internacional Público e Direitos Humanos. Arbitragem Internacional e Direito Internacional Público e Privado pela PUC/SP. Membro do Conselho de Vogais da Junta Comercial de São Paulo. Coach do time da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no XVI, XVII, XVIII e XIX William C. Vis InternationalCommercialArbitrationMoot em Viena, Áustria.Professor convidado da Especialização em Direito Empresarial da Fundação Getúlio Vargas/SP (GVLaw) – Módulo Direito e Conflito. Professor de Inglês da Cultura Inglesa. Autor de diversas obras jurídicas e mediação e arbitragem, elas “Direitos Humanos Fundamentais”.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Professor da Rede LFG de Ensino – Direito Internacional Público e Direitos Humanos. Professor da Rede Marcato - Direito Internacional e Direitos Humanos. Professor Assistente da PUC/SP, na disciplina de Arbitragem Internacional e Direito Internacional Público e Privado. Membro do Conselho de Vogais da Junta Comercial de São Paulo. Coach do time da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no XVI, XVII, XVIII e XIX William C. Vis InternationalCommercialArbitrationMoot em Viena, Áustria. Abril de 2009 e Março de 2010, março de 2011 e abril de 2012.

 

Coordenador do time da PUC/SP no Concours ArbitrageInternational de Paris, organizado pela École de Droit da Science-Po Paris; e, do I e II Competição Brasileira de Arbitragem, em Belo Horizonte/MG. Professor convidado da Especialização em Direito Empresarial da Fundação Getúlio Vargas/SP (GVLaw) –Módulo Direito e Conflito. Professor convidado da Especialização em Direito Societário da Fundação Getúlio Vargas/RJ. Professor convidado da Especialização em Direito Internacional da Escola Paulista de Direito EPD, em São Paulo; e do Curso de Administração de Contratos, apresentado na Catho Consultores, em São Paulo, com mais de 15 edições. Semestre Acadêmico Cursado na Université de Poitiers, França, entre Setembro de 2001 a Fevereiro de 2002, tendo obtido Diploma de Iniciação ao Direito Francês. (Disciplinas cursadas: Direito das Obrigações, Direito Comunitário, Instituições Européias, Direito Administrativo e Liberdades Públicas e Direito Fundamentais).

 

Coordenador do time da PUC/SP no Concours d´ArbitrageInternational de Paris, organizado pela École de Droit da Science-Po Paris. Árbitro do XVI, XVII e XVIII do William C. Vis InternationalCommercialArbitrationMoot em Viena, Áustria. Árbitro do Belgrade Open – Competição entre universidades de Direito realizada em Belgrado, Sérvia.

Roberto Correia da Silva Caldas

Doutor em Direito Administrativo. Mestre em Direito Tributário. Professor de Direito Administrativo e sua Prática em Supervisão de Estágio na PUC/SP. Professor de Direito Tributário e Administrativo. Professor convidado em diversas Universidades nos cursos de Pós Graduação de Direito Tributário e Administrativo (latu sensu). Examinador em bancas de mestrado e doutorado. Avaliador externo em publicações na área de Direito Público. Advogado em Brasil e Portugal. Diretor do IASP. Autor de obras jurídicas, entre elas, “Parcerias Público-Privadas – Suas Garantias Inovadoras nos Contratos Administrativos e Concessões de Serviços Públicos”.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

​Desde 1995, professor, mediante exame de suficiência, promovido pela Faculdade Paulista de Direito, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nos Cursos de Especialização da PUC/SP (COGEAE).

 

Foi Professor no curso de Pós-graduação de Especialização em Direito Administrativo Econômico, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2003 e 2004. Foi Professor no curso de Pós-graduação de Especialização em Administração Pública, do CESBLU – Centro de Educação Superior de Blumenau, em 2007. Participante de bancas examinadoras de doutorado e mestrado e orientador de monografias na PUC/SP.

 

Membro do Corpo Editorial da Revista Opinião Jurídica (ISSN nº 1806-0420) e Avaliador externo das RECHTD - Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (ISSN 2175-2168) e Revista DIREITO GV (1808-2432).

Ricardo Pereira Júnior

​Juiz de Direito, com graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1990). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Privado. Entrou no Judiciário em outubro de 1988, trabalhando em cargos internos até a aprovação em concurso para a magistratura, em 1992.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

​Após experiências em comarcas de complexidade diversas, foi Juiz Diretor do Fórum de São José dos Campos, no biênio de 1999 a 2000. Atualmente, é Juiz da 12ª Vara da Família e Sucessões da Comarca de São Paulo. Foi nomeado juiz coordenador da Central dos Oficiais de Justiça do Fórum João Mendes Jr. Membro da Comissão de Acompanhamento de Licitações do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e membro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos do Tribunal de Justiça de São Paulo. Foi nomeado Juiz Coordenador do Centro Judiciário de solução de litígios e cidadania da Capital. Freqüentou cursos sobre o Sistema Legal Americano, na Universidade de Loyola de Nova Orleans, e de Administração Judicial, no Institute of Advanced Legal Studies na Universidade de Londres. Doutorado em Filosofia do Direito na Universidade de São Paulo em 2010. Foi professor de Direito Civil e Direito Processual Civil, e Coordenador do Curso de Direito, perante a UNIP de São José dos Campos, entre 1999 a 2007, dentre outras atividades acadêmicas. Atualmente dá aulas de pós-graduação na FAAP de São José dos Campos, GV Law, Escola Paulista da Magistratura e Escola Superior de Advocacia da OAB, como professor convidado.

Alessandra Negrão Elias Martins

Advogada colaborativa. Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Escola Paulista de Direito. Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC. Mediadora com formação no Modelo Transformativo e com formação Familiar Interdisciplinar. Mediadora voluntária na Promotoria de Justiça Cível do Foro Regional de Santo Amaro , São Paulo (SP) desde 2011, no Projeto Mediação Para Idosos em Situação de Risco.Conciliadora inscrita no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em atuação no Centro Judiciário de Solução de Conflitos em Segunda Instância e Cidadania. Docente em Cursos de Mediação.

Cinthia Maria Zaccariotto Ferreira

Advogada - PUC/SP 1973. Especialista em técnicas psicodramáticas e “roleplaying” (800horas). Educadora especializada em Educação Infantil. Especialista em Mediação em diversos contextos - PUC/SP (310 horas). Cursou Mediação e Arbitragem –IMAB (100 hs) – Conciliadora e Mediadora Judicial, conforme Resolução 125/2010, pela EPM, com aperfeiçoamento em “A Família no Judiciário” com enfoque em Violência Familiar e Alienação Parental no SEDES SAPIENTIAE/SP. Instrutora do CNJ e Supervisora certificada pelo CNJ –DF/2013. Certificada pelo CNJ como Instrutora das Oficinas de Parentalidade. 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Desde 2006, atuante como Conciliadora e Mediadora no Fórum Regional da Lapa/SP e Fórum Central João Mendes Jr., junto ao Dr Ricardo Pereira Junior, juiz 12ª. Vara da Família e Sucessões e coordenador geral do CEJUSC Central, onde é membro do Grupo de Interlocução. Como participante da “Semana Nacional da Conciliação” em 2010, 2011 e 2012 e 2015, colecionou cerca 3.000 horas de prática na atividade. 

 

DOCÊNCIA: Ministra cursos, dinâmicas e palestras referentes à Mediação/Conciliação na Escola Paulista da Magistratura (EPM), Instituto Jus Postulandi, Zaccariotto Núcleo Educacional- ZNE, IMA, SER, entre outros. Instrutora dos Cursos de Mediação Judicial no formato do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Supervisora de alunos dos cursos de Capacitação de Mediadores e Conciliadores da EPM. Instrutora da Oficina de Pais e Filhos Foro Central de São Paulo. Tutora da Escola Nacional de Mediação (ENAM). 

OUTRAS ATIVIDADES (vinculadas à Cultura de Paz): Autora e diretora teatral, pertenceu ao renomado Teatro de Arena/SP nos anos de 1960, e ao Teatro Ágora nos anos 1990. Fundadora do Núcleo Teatral III Sinal, da Cooperativa Paulista de Teatro, onde desenvolve, entre outros, o projeto "Teatro e Cultura de Paz" com a peça "Dor - A Mediação de Conflitos no Palco", de sua autoria. Diretora/Coordenadora da Zaccariotto Produções - Núcleo Educacional, entidade habilitada pelo NUPEMEC do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Manoel Alcides Nogueira de Sousa

​Advogado Tributarista, Consultor Jurídico Empresarial. Professor em Direito Tributário. Graduado em Direito e Ciências Sociais. Bacharel em Ciências Contábeis. Bacharel Ciências Econômicas. Bacharelando em Psicologia. Pós Graduado em Direito do Trabalho.  Pós Graduado em Direito Tributário com Licenciatura. Mestrando em Direito Constitucional. Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais. Diplomado pela ADESG - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra em Política e Estratégia. Militar da Força Aérea Brasileira – FAB. Atualmente na Reserva. Auditor e Perito Judicial Econômico/Contábil/Processual Forense. Conciliador e Mediador em 2ª do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Diretor Geral/Jurídico da MANS Resoluções Econômicas Empresariais. Diretor Presidente do JUS POSTULANIDI – Instituto de Estudos e Pesquisas. Presidente do MAJUS – Métodos de Mediação e Arbitragem para Justiça Social. Conciliador e Mediador em 2ª do Tribunal de Justiça do São Paulo. Entre outros trabalhos escritos tem a Monografia: Responsabilidades dos Sócios e Gestores Empresariais - Segurança Jurídica e Garantia Constitucional; Obediência e Desobediência Civil na Ordem Econômica - dever e direito constitucional; Monografia: Responsabilidades dos Sócios e Gestores Empresariais dentro da Ordem Sócio-Econômica - Segurança Jurídica e Garantia Constitucional; Monografia: Mandado de Segurança no Direito do Trabalho; Monografia: Indústria da Construção Civil no Cenário Sócio Econômico.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

​Advogado e consultor jurídico empresarial, há 25 anos, atuando nos ramos direcionados para o Direito Tributário Empresarial Interno e Internacional, Comercial, Público e Econômico, Trabalhista, Previdenciária, Bancário e Aduaneiro. Auditor e Perito Judicial nas áreas Contábil, Econômica e Processual Forense, desde 1991. Conciliador e Mediador Judicial de 1ª e 2ª Instância do Tribunal de Justiça de São Paulo. 

 

OCUPAÇÃO ATUAL: Diretor Geral/Jurídico da MANS Resoluções Econômicas Empresariais. Diretor Presidente/Fundador do JUS POSTULANIDI – Instituto de Estudos e Pesquisas. Diretor Presidente/Fundador da MAJUS – Métodos de Mediação e Arbitragem para Justiça Social. Diretor Presidente/Fundador da OCAM–Ordem dos Conciliadores, Árbitros e Mediadores do Brasil. Membro do CIArb Chartered Institute of Arbitrators. OCUPAÇÃO ANTERIOR: Militar da FAB – Força Aérea Brasileira.

 

ATIVIDADES SOCIAIS - Atuais:  Delegado da OAB/CAASP – 38ª. Seção de Santo André. Conselheiro Titular do Conselho Fiscal da Fundação Santo André. Membro do Quadro Social do IBDT - Instituto Brasileiro de Direito Tributário - Entidade Complementar à Faculdade São Francisco. Conselheiro Titular da AABC – Associação dos Advogados do Grande ABC. Anteriores: Conselheiro Titular da AABC – Associação dos Advogados do Grande ABC  2007- 2014. Conselheiro da ABA – Associação de Advogados do Brasil - DF/Brasília. 2004. Membro Honoris Causis do IEDC – Instituto de Estudos dos Direitos do Contribuinte. Conselheiro Editorial da Revista LIVRE MERCADO. Conselheiro Titular da FSA - Fundação Santo André – Centro Universitário. Presidente Reeleito da AABC – Associação dos Advogados do Grande ABC. Conselheiro do CMPU - Conselho Municipal de Política Urbana de Santo André. Membro da Comissão de Segurança da OAB/SP. Presidente Fundador da AABC - Associação dos Advogados do Grande ABC. Presidente da AASA - Associação dos Advogados de Santo André. Vice-Presidente da AASA - Associação dos Advogados de Santo André.1998. Diretor 2º. Secretário da AASA - Associação dos Advogados de Santo André.

Vander Ferreira Andrade

Oficial da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo (24 anos de experiência). Bacharel em Direito. Especialista em Direito Público. Mestre em Filosofia do Direito e do Estado. Doutor em Direito do Estado. Advogado. Professor Universitário e de Cursos de Pós-Graduação. Orientador de Monografias e Dissertações. Experiência na Gestão de Projetos Especiais e de Recursos Humanos. Experiência na Gestão e Coordenação de Cursos Superiores e de Pós-Graduação. Palestrante e Conferencista. Membro de Bancas Examinadoras de diversos concursos públicos em todo o país. Autor de obras jurídicas. Pesquisador de projetos científicos. Articulista e parecerista. Membro de Conselhos Científicos de revistas jurídicas especializadas. Vivência no exterior. Consultor Especial do Ministério da Justiça através do Programa para o Desenvolvimento das Nações Unidas. Conhecimento das ferramentas do pacote Office Microsoft. Pessoa versátil, comunicativa, organizada, apta ao enfrentamento de desafios.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Aspirante a Oficial PM Instrutor da Escola de Soldados do CPA-M2. Comandante de Força Patrulha do12º BPMM. 2º. Tenente PM: Instrutor da Escola de Soldados do CPA-M2. Comandante de Força Patrulha do12º BPMM. 1º. Tenente PM: Instrutor da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB). Comandante de Força Patrulha do12º BPMM. Chefe da Seção de Informações do12º BPMM. Chefe da Seção de Justiça e Disciplina do12º BPMM. Chefe da Seção de Relações Públicas do12º BPMM. Comandante Interino de Cias do12º BPMM. Coordenador do Curso de Habilitação de Oficiais do Quadro Auxiliar da PM (APMBB). Coordenador do Curso de Técnicas de Ensino (APMBB). Capitão PM: Instrutor da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB). Instrutor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Instrutor do Centro de Altos Estudos Superiores (CAES). Coordenador do Curso de Força Tática para Oficiais do 16º BPMM. Chefe da Divisão de Orientação Jurídica e Social do CASJ. Chefe da Divisão de Psicologia do CASJ. Comandante da 1º Cia do 27º. BPMM.  Comandante da Cia de Força Tática do 16º BPMM.  Comandante da 3 ͣ Cia do 16º BPMM Juiz Militar (TJMSP).  MAGISTÉRIO SUPERIOR. Professor de Direito na Formação de Oficiais da APMBB.  Professor de Direito Administrativo e de Direito Penal de Curso de Mestrado – Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) – da Diretoria de Ensino da Polícia Militar do Estado de São Professor de Direito Administrativo do Complexo Jurídico Damásio de Jesus. Professor de Direito Penal Empresarial da Faculdade de Direito Damásio de Jesus. Professor de Direito Penal do Centro Universitário de Araras, entre outras ricas experiências acadêmicas vividas em Faculdades e Universidades conceituadas.

 

ATIVIDADES ESPECIAIS DE COORDENAÇÃO NA ÁREA DE ENSINO

 Coordenador do Curso de Técnica de Ensino para Oficiais (Pós-Graduação) da Diretoria de Ensino e Instrução na Academia de Polícia Militar do Barro Branco . Coordenador do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento Jurídico visando a realização do Exame Nacional de Cursos Coordenador do Curso de Extensão em Direito Processual Civil pela UNIMESP/FIG.  Coordenador do Curso de Extensão. Coordenador do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento Jurídico visando a realização do Exame Nacional de Cursos – Universidade Municipal de São Caetano do Sul . Gestor do Curso de Direito e Diretor de Área – 3 - Cursos de Direito e Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS. Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário de Araras. Coordenador do Curso de Pós-Graduação - Especialização em Ciências Criminais - UNISAL – São José dos Campos e Campinas. Coordenador do Curso de Pós-Graduação - Especialização em Direito Público – UNISAL. Coordenador do Curso de Pós-Graduação - Especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos da RENAESP – Rede Nacional de Altos Estudos de Segurança Pública – Convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP). Dirigente da Secretaria Técnica da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo - 2013. Coordenador do Curso de Direito da Unipalmares. Atualmente Coordenador dos Cursos de Direito da FAZP – Faculdade Zumbi dos Palmares. Juiz Militar (TJMSP). Chefe da Seção de Recursos Humanos do3ͦ Batalhão de Choque. Comandante Interino de Cias de Choque, Canil, Gate (3º BPChq).  Chefe da Seção Jurídica do Centro de Assistência Social e Jurídica (CASJ). Integrante de diversas comissões especiais (DAMCO, CORREGPM, DP).  Gestor do Contrato de Seguro de Vida da PM (COSESP)

Professores / Palestrantes Oficiais E Convidados
Prof. Dr. Ives Gandra da Silva Martins

Professor Emérito das Universidades Mackenzie, UNIP, UNIFIEO, UNIFMU, do CIEE/O ESTADO DE SÃO PAULO, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército - ECEME, Superior de Guerra - ESG e da Magistratura do Tribunal Regional Federal-1a. Região; Professor Honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia); Doutor Honoris Causa das Universidades de Craiova (Romênia) e da PUC-Paraná, e Catedrático da Universidade do Minho (Portugal); Presidente do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO - SP; Fundador e Presidente Honorário do Centro de Extensão Universitária-CEU/Instituto Internacional de Ciências Sociais-IICS. Membro das Academias Internacional de Cultura Portuguesa (Lisboa), Internacional de Direito e Economia, Brasileira de Filosofia, Brasileira de Letras Jurídicas, Paulista de Letras, Paulista de História, Paulista de Educação e Paulista de Direito.

Autor de diversas obras jurídicas

Maria Auxiliadora Lima Serafim

Psicóloga. Pós-graduada em Métodos de Soluções Alternativas de Conflitos Humanos pela Escola Paulista da Magistratura de São Paulo. Instrutora em Mediação Judicial certificada pelo Conselho Nacional de Justiça CNJ. Conciliadora/Mediadora no Cejusc Central (Fórum João Mendes). Expositora de Oficina de Pais e Filhos do Setor de Conciliação. Professora/palestrante nos cursos de capacitação em Mediação; Integrante da Comissão de Mediação da OAB Jabaquara/SP.

Profª Drª Maria Cristina Zucchi

Desembargadora do TJSP. Doutorado em Direito Civil. Mestrado em Direito constitucional comparado.  Universidade Samford. Especialização em Especialização em Direito Tributário. Membro da Academia Paulista de Magistrados, Academia Paulista de Magistrados. Primeira associada estrangeira convidada, National Bankruptcy Judicial Committee. Membro do Conselho Superior, Bruckcham Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Brasil Reino Unido. Voto de Congratulação, Tribunal de Justiça do Ceará.Medalha da Ordem do Mérito Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho - SP.Homenagem do Tribunal de Ética da OAB na 500ª seção de Julgamento, Ordem dos Adgovados do Brasil.Associada convidada International Insolvency Institute, International Insolvency Institute. Medalha "Luiz Orlando Marinho Gurgel", Ordem dos Advogados do Brasil - 16ª Subseção - Niterói. Tem sido coordenadora responsável de Cursos de Graduação, na matéria Soluções Alternativas de Conflitos, na área judicial e extrajudicial, e de Cursos de Especialização em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos em Universidades brasileiras.

Sueleni Pereira Valério Chung

Assistente Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social. Pós Graduada em Recursos Humanos. Assistente Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social. Formanda em Direito. Conciliadora e Mediadora pela Escola Paulista da Magistratura, atuando desde 2010 nos setores Família, Cível e pré processual. Extensão Universitária em Direito de Família; Instrutora certificada pelo CNJ – CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA para a Oficina de Pais e Filhos coordenada pelo NÚCLEO PERMANENTE DE MÉTODOS CONSCENSUAIS DE SOLUÇÃO DE CONFITOS – NUPEMEC DO ESTADO DE SÃO PAULO. Instrutora certificada pelo CNJ para formação de Mediadores e Conciliadores.

Prof. Dr. José Roberto Neves Amorim

Desembargador do TJSJP, 2ª Câmara de Direito Privado. Professor Titular de Processo Civil da FAAP/SP. Ex Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça – CNJ (2011/2013). Vice-Diretor da Faculdade de Direito da Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP. Entre outras obras, Autor do Livro "Direito ao Nome da Pessoa Física", ed. Saraiva, São Paulo 2003. "Locação – aspectos relevantes", Coordenador e co-autor, ed. Método, São Paulo, 2004. Condomínio Edifício – aspectos relevantes", Coordenador e co-autor, obra publicada pela Editora Método, 2005 (1ª edição) e 2006 (2ª edição). Estudos de Direito Constitucional Comparado”, Coordenador e co-autor, ed Campus-Elsevier, 2007. Coordenador da “Coleção Sucesso – Concursos Públicos e OAB”, obras publicadas pela Editora Manole, 2011 e 2012. Entre as diversas funções que desempenhou e atualmente desempenha, foi Oficial de Gabinete do Secretário de Estado de Relações do Trabalho; Membro da Comissão de Julgamento dos pedidos de inscrição em registro cadastral da Secretaria de Estado de Relações do Trabalho. Membro da Comissão Julgadora de Licitações da Secretaria de Estado de Relações do Trabalho. Juiz de Direito Substituto das Comarcas de Sorocaba e São Caetano do Sul, tendo ingressado na Magistratura em 06.01.84. Juiz de Direito Titular do Foro Distrital de Morro Agudo (19.06.85 a 12.08.85);Juiz de Direito Titular da 1ª Vara da Comarca de Franco da Rocha (13.08.85 a 12.12.85);Juiz de Direito Professor da Escola Paulista da Magistratura – EPM, do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Processo Civil. Professor Titular de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, ministrando aulas desde 02.08.2.000 e Vice-diretor da Faculdade de Direito. Professor convidado do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Processo Civil - da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente Coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Profª Drª Maria Garcia

Livre-Docente pela PUC/ SP. Vice-Coordenadora dos Cursos de Mestrado e Doutorado da PUC/SP, Professora de Direito Constitucional e Direito Educacional PUC/ SP. Procuradora do Estado aposentada e ex-Assessora Jurídica da USP. Membro do IASP e do IBDC, e Autora de diversos livros jurídicos, entre eles, “Desobediência Civil – Direito Fundamental”; “Limites da Ciência – A Dignidade da Pessoa Humana, A Ética da Responsabilidade”; A Aplicação dos Direitos e Garantias Individuais – A busca por uma exegese emancipatória; Conceito de Princípios Constitucionais; Direito, Justiça Social e Neoliberalismo; O Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos e o Direito Brasileiro; Manuel de Direito Constitucional; A Criminalidade Genética; e Biodireito – Ciência da Vida.

Prof. Dr. Vandercí Alvares

Desembargador Membro do Eleito do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo. Coordenador do Núcleo de Métodos Consensuais Gestão Biênio 2012/2013, por Portaria baixada pelo então Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador IVAN SARTORE. Cartorário de 1962 a 1972. Exerceu advocacia de 1972 a 1977 nas comarcas de Piratininga, Bauru e Piracicaba. Ingressou na Magistratura em 1978. De 1992 a 1995 foi convocado na Corregedoria Geral de Justiça, nas gestões dos Desembargadores Corregedores DÍNIO DE SANTIS GARCIA, WEISS DE ANDRADE e ANTONIO CARLOS ALVES BRAGA. Em 2000 foi promovido ao cargo de Juiz do Segundo Tribunal de Alçada Civil; e em 2005 foi promovido ao cargo de desembargador. Designado para exercer as funções de coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de São Paulo por portaria baixada pelo Presidente Desembargador Ivan Sartori, datada de 23 de janeiro de 2012, publicada no Diário Oficial do dia 27/01/2012. Foi eleito para compor o Colendo Órgão Especial do Tribunal de Justiça Paulista, na vaga deixada pelo Desembargador Artur Marques da Silva Filho, para o biênio a partir de 16 de maio de 2013. Teve artigos publicados em Revistas Jurídicas.

Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, email ou redes sociais.

bottom of page